Mito da Mulher Perfeita

Quantas vezes você, mulher, já se pegou se depreciando, se julgando e sentindo culpada por não conseguir cumprir com primor todos seus papeis?
Hoje em dia, a expectativa é que a mulher consegue, por alguma “força da natureza feminina”, ser namorada, mãe, amiga e empresária perfeita. E tudo isso ao mesmo tempo. Vislumbramos um ser forte, sensível, empático, com o espirito empreendedor. Alguém que sempre está com o filho, mas também tem tempo de trabalhar, manter a paixão acesa no relacionamento e responder os whatsapps dos amigos. Quando essa situação (que é claramente impossível) não é bem a realidade vem a pior parte: a culpa.
Esse papel da mulher perfeita se construiu na nossa sociedade por “n” motivos, mas não podemos deixar de enxergar que é algo urgente a ser conversado e ressignificado. Uma mulher perfeita é uma mulher feliz, saudável e em busca de equilíbrio. Que se divide de forma humana entre os aspectos da vida dela, sempre levando em conta seu bem-estar e saúde mental.
Não é uma desconstrução simples, mas é algo urgente para a gente começar a pensar e repensar. De acordo com a filosofia budista, as expectativas “não cumpridas” causam sofrimento. Se isso for de fato uma realidade, as mulheres não têm sequer uma chance de desviar desse sentimento.
Levando isso em conta, vamos considerar o que é possível para um ser humano realizar em 24h e dentro disso repensar as expectativas para que elas possam realmente ser cumpridas. Uma mulher não vai conseguir fazer tudo, mas quando ela conseguir sentir satisfação por completar metas acessíveis, dai o sofrimento, decepção e culpa perdem poder.
Normalize que vai viver um papel da sua vida mais intensamente do que a outra as vezes, e que isso sempre vai mudar. Um dia estará mais mãe, no outro mais amiga, e no próximo talvez precise de um pouco de tempo para focar em si-mesma. Normalize priorizar-se e ter tempo de descanso. E permita-se ser feliz.
Escrito por Isabella Pinheiro, sócia da Téa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
O que podemos ajudar?